Fundação de Silvianópolis

30/10 – Data Comemorativa da Fundação de Silvianópolis em 1746.

 

Fundada por Bandeirantes Paulistas, seu desenvolvimento contou com várias fases e diversas denominações lhe foram atribuídas: “Descoberto do Ouro do Sapucaí”, “Arraial do Ouro”, “Freguesia de SantAna”, “Vila de Silvianópolis” e hoje Silvianópolis.

O nosso município possui passado fascinante, marcado por momentos heroicos dos bandeirantes paulistas em lutas com autoridades mineiras. Eles disputavam as minas de ouro, desde a Serra do Coroado até a Serra das Folhetas. Os Bandeirantes Paulistas, que procuraram ouro durante quase um século, adquiriram as minas do precioso metal, que deslumbravam os olhos e o coração dos ambiciosos.

Do Período da Mineração restam as grandes catas, em alguns pontos do município e em dois lagos, Velho e o Novo. O Primeiro é conhecido Lago do Alvarenga (“Tanque Velho”) e o outro lago dos Bandeirantes (“Tanque”).

Os Fundadores foram: O Português Francisco Martins Lustosa, aventureiro inteligente, que tudo fez para que esta região ficasse com o governo paulista, mas não conseguiu; o bandeirante Veríssimo João de Carvalho, paulista de Cruzes do Mogi, grande amigo de Lustosa; e José Pires Monteiro, descobridor do ouro no Ribeirão Santa Barbara.