História da Câmara

A Sede

A Autonomia Financeira Administrativa do Poder Legislativo Municipal de Silvianópolis, deu-se com a desvinculação do Poder Executivo em 03 de março de 1997. Através da aprovação das Resoluções Nº 01/97, que "dispõe sobre a criação de cargos para os serviços administrativos internos da Câmara Municipal e dá outras providências" e a Nº 02/97 que "institui a estrutura organizacional e plano de carreiras da Câmara Municipal de Silvianópolis/MG, e dá outras providências".

Esses são os Integrantes que contribuíram para a independência Administrativa e Financeira para a desvinculação do Poder Legislativos do Poder Executivo no Município e de imediato trabalharam para a construção da Sede própria da Casa Legislativa; da qual atualmente  localiza-se à Av. Joaquim Mendes Magalhães.

A partir de 2001 com as obras concluídas as Reuniões passam a ser realizadas neste prédio.

Na Gestão de 1997 e 1999 – Presidenta Ana Eulália B. de Oliveira

Palácio do Lava Pés

A denominação Palácio do Lava Pés à edificação da Câmara Municipal se deu com a Promulgação da Resolução Nº 009/2010 em 20 de dezembro de 2010; ressaltando o ponto histórico dado a essa localidade situada entre a colina da atual Matriz de Sant’Ana no Centro da cidade e do morro e adjacências, tem seu nome vinculado e por tradição, sabe-se que nos idos de antigamente a chegada da cidade era feita pelo “Lavas Pés”, por isso que a matriz tem sua torre principal, voltada para os lados do Bairro do Morro. Por ocasião das festas tanto profanas como as religiosas, (Semana Santa, Natal, Sant’Ana, São Sebastião e outras) as chegadas eram feitas em sua maioria pelos habitantes das regiões nas direções sul e oeste e norte pelo lados do Ribeirão “Lava Pés”.

Nesse local, como não era hábito da grande maioria do povo andar calçado e caminhar calçado não era costume, então para ir à igreja, assistir a missa, essas pessoas paravam no Ribeirão para lavarem os pés e colocavam o seu calçado (Botinas, Sapatão, Sandálias Sapatos de senhoras e outros) daí o nome histórico do lugar “Lava Pés”.

E como a Câmara Municipal está na fronteira entre o “Lava Pés” e o Centro. Em homenagem ao local, e a sua história, e as pessoas que aqui moraram e aos que aqui residem, o porquê do prédio da Câmara Municipal chamar-se “Palácio Lava Pés”.